Resumo: O Lobo do Mar (Jack London)

 

A história se passa em 1893, no Oceano Pacífico.

Humphrey Van Weyden, morador de São Francisco e conhecido crítico literário, atravessa a Baía de São Francisco numa balsa para visitar um amigo mas, no caminho, sofre um naufrágio e cai no mar. Ele é retirado da água pelo capitão da escuna Ghost, que é chamado de Lobo Larsen por todos a bordo. Larsen, em uma pequena escuna com uma tripulação de 22 pessoas, vai partir em busca de peles de focas no Japão e leva Van Weyden com ele à força, apesar de seus protestos desesperados.

Com a tripulação, Van Weyden fica sabendo que Lobo Larsen é conhecido no meio marítimo por sua coragem, que beira a imprudência, mas também por sua crueldade, ainda mais terrível. Sua fama de perverso faz com que ele tenha problemas até mesmo para recrutar tripulantes; sabe-se que ele já cometeu alguns assassinatos. A ordem no navio é mantida inteiramente pela extraordinária força física e pela autoridade de Lobo Larsen. Toda pessoa acusada por qualquer má conduta é severamente punida pelo capitão. Apesar de sua força terrível, regularmente Lobo Larsen sofre crises com fortes dores de cabeça.

Certa noite, Van Weyden vê Lobo Larsen atravessando o navio, completamente molhado e com a cabeça ensanguentada. Juntamente com Van Weyden, que não entende muito bem o que está acontecendo, o capitão desce à cabine e tenta determinar quais marinheiros estão dormindo e quais estão fingindo. Nesse momento, os marinheiros, liderados por Leach, atacam Lobo Larsen e tentam matá-lo, mas a falta de armas, a escuridão e a quantidade de atacantes fazem com que Lobo Larsen, usando sua extraordinária força física, consiga abrir caminho até a escada e escapar da cilada.

Após o motim fracassado, o tratamento dado pelo capitão à tripulação se torna ainda mais cruel, especialmente com Leach e Johnson. Todos têm certeza de que Lobo Larsen os matará. O próprio capitão diz isso, mas não mata Leach, apesar das novas tentativas dele contra sua vida. Ao mesmo tempo, o capitão tem ataques intensos de dor de cabeça, que duram vários dias. Johnson e Leach conseguem escapar num dos barcos. Durante a perseguição aos fugitivos, a tripulação da Ghost consegue capturar outro grupo de vítimas, incluindo uma jovem, a poetisa Maud Brewster. Desde o primeiro olhar, Humphrey se sente atraído por Maud.

Lobo Larsen tem um irmão, apelidado de Morte Larsen, capitão do barco de pesca Macedonia, que, segundo dizem, além de pescar focas, se dedica a várias atividades ilegais, como transporte de armas e ópio, comércio de escravos e pirataria. Os dois irmãos se odeiam. Certa vez, Lobo Larsen encontra Morte Larsen e, após uma batalha marítima nos barcos, captura vários membros da tripulação de seu irmão, forçando-os a caçar focas junto com sua equipe.

Lobo também se sente atraído por Maud e acaba tentando estuprá-la, mas abandona a tentativa devido a uma forte dor de cabeça. Van Weyden, que estava presente durante essa tentativa, enfrenta Larsen com uma faca por causa da indignação e do amor que sente por Maud. Naquela ocasião, ele viu pela primeira vez Lobo Larsen realmente assustado. Logo depois, Van Weyden e Maude decidem fugir da Ghost, aproveitando que Lobo Larsen está na sua cabine, com nova crise de dores de cabeça. Depois de pegar um barco com um pequeno suprimento de comida, eles navegam na direção do Japão. Algumas semanas depois, eles vagam pelo oceano e chegam a uma pequena ilha, que Maud e Humphrey chamam de ilha Endeavor. Eles não podem deixar a ilha e se preparam para um longo inverno.

Depois de um tempo, chega uma escuna semi-destruída à ilha. Espantosamente, era a Ghost, com apenas Lobo Larsen a bordo. Ele estava cego, devido a um tumor cerebral. Eles descobrem que, dois dias após a fuga deles, Morte Larsen abordou a Ghost e subornou os tripulantes, que partiram os mastros e abandonaram o navio e seu capitão, já incapacitado pelas dores de cabeça que o deixaram sem visão. Durante semanas, a escuna ficou à deriva no oceano até finalmente encalhar na ilha. Por ironia do destino, naquela ilha havia uma enorme colônia de focas, que Lobo Larsen havia procurado inutilmente por toda a sua vida.

Depois de esforços incríveis, Maud e Humphrey consertam a Ghost e levam a escuna para o mar aberto. Larsen, que está piorando constantemente, fica paralisado e morre. No momento em que Maud e Humphrey finalmente descobrem um navio de salvamento no oceano, eles se confessam apaixonados um pelo outro.

Veja Também:

  • Artigo link externo sobre Jack London na Wikipedia.