Resumo: Mulherzinhas (Louisa May Alcott)

Boys_and_Girls_of_Bookland_Little_Women

Parte 1

A história se passa nos Estados Unidos, e começa no período da Guerra Civil, em meados do século XIX.

As quatro irmãs March – Meg, Jô, Beth e Amy – estão sentadas na sua sala de estar, lamentando sua pobreza. As meninas decidem que cada uma delas irá comprar um presente para si mesma, para alegrar o Natal delas. No entanto, elas logo mudam de ideia e decidem comprar presentes para sua mãe, Marmee. Marmee chega em casa com uma carta do Sr. March, pai das meninas. A carta inspira as garotas a suportarem suas dificuldades com mais alegria e a não se queixarem sobre sua pobreza.

Na manhã de Natal, as meninas encontram livros debaixo dos seus travesseiros ao acordarem. Mais tarde, Marmee as encoraja a darem seu desjejum para uma família pobre, os Hummels. Seu idoso vizinho, o Sr. Laurence, o qual as meninas nunca haviam encontrado, recompensa a caridade delas enviando-lhes um banquete. Logo, Meg e Jô são convidadas para irem a uma festa de Ano Novo na casa da amiga rica de Meg, Sally Gardiner. Na festa, Jô se retira para uma alcova, onde ela encontra Laurie, o rapaz que vive com o Sr. Laurence. Enquanto dança, Meg torce seu tornozelo. Laurie acompanha as irmãs até a casa delas. As March lamentam ter que voltar à sua rotina depois das festas dos feriados.

Jô visita Laurie quando ele adoece, e conhece o avô dele, o Sr. Laurence. Acidentalmente, ela critica uma pintura do Sr. Laurence na frente dele. Por sorte, o avô de Laurie admira a vivacidade de Jô, e os dois se tornam amigos. Pouco depois, o Sr. Laurence conhece todas as irmãs, e Beth se torna sua favorita. O Sr. Laurence dá a ela o piano de sua falecida neta.

As garotas passam por várias aventuras. Amy é apanhada vendendo limões na escola e o professor bate nela como castigo. Como resultado, a Sra. March retira Amy da escola. Jô se recusa a deixar Amy ir com ela ao teatro. Em represália, Amy queima um manuscrito de Jô; por sua vez, Jô quase deixa Amy se afogar enquanto patinava no gelo. A bela Meg vai à festa de sua amiga Annie Moffat e, depois de permitir que as outras garotas a vistam em grande estilo, descobre que a aparência não é tudo. Durante a festa, ela descobre que as pessoas pensam que ela planeja se casar com Laurie por causa do dinheiro dele.

Naquele ano, as March formam o Clube Pickwick, no qual elas escrevem um jornal da família. Na primavera, Jô infiltra Laurie numa das reuniões do clube, e ele se torna um membro, presenteando seu novo círculo com uma caixa de correio. No começo de junho, as irmãs March decidem deixar de lado seus afazeres domésticos. No fim de uma semana de preguiça, Marmee também tira um dia de folga. As meninas estragam um jantar, mas todo mundo acaba se divertindo com o episódio. Laurie recebe alguns amigos ingleses, e as March vão a um piquenique com eles. Mais tarde, Jô consegue publicar uma história pela primeira vez.

Num dia negro, a família recebe um telegrama dizendo que o Sr. March estava doente e internado num hospital de Washington. Marmee parte para cuidar dele, e Jô vende o cabelo para ajudar a pagar a viagem. O caos se segue à partida de Marmee, pois as meninas novamente deixam seus afazeres domésticos de lado. Somente Beth vai visitar os Hummels e, depois de uma das visitas, ela contrai escarlatina do bebê Hummel. Beth oscila à beira da morte até o retorno de Marmee. Enquanto isso, Amy passa um tempo na casa a Tia March para escapar da doença. Beth se recupera, embora não completamente, e o Sr. Brooke, tutor de Laurie, se apaixona por Meg, para desgosto de Jô. Em pouco tempo, os dois ficam noivos.

Parte 2

Três anos se passaram. O Sr. March voltou para casa após a guerra, e Laurie quase terminou os estudos. Meg se casa e muda-se para uma nova casa com o Sr. Brooke. Certo dia, Amy decide dar um almoço para seus colegas da escola de artes, mas o tempo ruim estraga as festividades. Jô consegue publicar uma novela, mas ela precisa cortá-la para agradar aos editores. Enquanto isso, Meg luta com os deveres domésticos, e logo ela dá à luz as gêmeas Demi e Daisy. Amy consegue ir a Paris no lugar de Jô, que contava com essa viagem, porque sua Tia Carroll prefere o comportamento delicado de Amy como companhia.

Jô começa a achar que Beth ama Laurie. Jô muda-se para Nova York para fugir das demonstrações de afeto que Laurie está lhe dando e para dar uma chance a Beth de conquistar o amor dele. Em Nova York, Jô conhece o Sr. Bhaer, um pobre professor de alemão. Aconselhada por ele, Jô desiste de escrever histórias sensacionalistas e adota um estilo mais leve. Quando Jô volta para casa, Laurie lhe propõe casamento, mas ela recusa. Pouco depois, Beth morre.

Amy e Laurie se encontram na França e os dois se apaixonam. Eles se casam e voltam para casa. Jô começa a esperar que o Professor Bhaer venha à sua procura. Ele de fato vem e os dois se casam um ano depois. Amy e Laurie têm uma filha chamada Beth, que é doente. Jô herda a casa da Tia March, e decide transformá-la numa escola para rapazes.

A história termina com a família reunida, cada uma das irmãs grata pelas suas bênçãos e felizes umas com as outras.

Veja Também:

  • Artigo link externo sobre Louisa May Alcott na Wikipedia.

Deixe um comentário