Resumo: Raptado (Robert Louis Stevenson)

Raptado

A história se passa na Escócia, no século XVIII.

O narrador é David Balfour, um jovem escocês que, ao perder os pais, parte de sua terra natal, Essendean, para ir ao encontro de um parente seu ao qual seu pai havia deixado uma carta para ser entregue em mãos. Ao chegar na casa de seu destinatário, David descobre que ele é seu tio, Ebenezer Balfour, dono da propriedade de Shaws. David não é bem recebido por seu tio e sofre uma tentativa de assassinato por parte dele. Assim, David procura contornar a situação, e acreditando que está no controle desta vez, vai com seu tio à cidade de Queensferry onde seu tio trataria de negócios com um capitão de navio.

Na cidade, David descobre que seu pai era de fato o irmão mais velho, sendo assim, a propriedade de Shaws lhe pertencia por herança. No entanto, antes de poder reclamar seus direitos, David é ludibriado pelo capitão, Hoseason, que o faz embarcar no navio, supostamente para ajudá-lo contra seu tio. Na verdade, Ebenezer havia contratado o capitão Hoseason para raptar seu sobrinho e vendê-lo como escravo nas Carolinas.

No navio, David passa um tempo preso no porão, e outro no castelo de proa, até que ocorre um assassinato do menino que servia na cabine de popa, para onde David é transferido. Ao abalroar um bote, recolhem ao navio um homem vestido com o uniforme do exército francês, que se apresentou como Alan Breck Stewart. Na época, a França apoiava os tories, membros do partido católico que defendiam a dinastia Stuart, deposta do trono britânico em 1688 na Revolução Gloriosa. Portanto, Alan era um inimigo do Estado inglês, mas o capitão Hoseason aceitou transportá-lo mediante pagamento. Entretanto, David é tentado pelo capitão e seu imediato, Riach, a ajudá-los a matar Alan e ficar com seu cinto, que estava cheio de moedas. David o avisa sobre a conspiração, e os dois juntos derrotam toda a tripulação do navio. Por falta de homens, o navio acaba naufragando, e David separa-se de Alan.

Ao procurar por Alan, David se vale de um botão de prata que este lhe havia dado. Alan deixara várias pessoas avisadas de sua passagem, levando David a encontrar-se com ele, na terra de Appin. Neste meio tempo, Colin de Glenure, agente do rei que era responsável pela expulsão dos escoceses das suas terras é morto, e David e Alan são acusados do assassinato. Assim, começa uma corrida pelas urzes da Escócia, uma fuga que os levará, depois de muitas dificuldades e até uma briga séria, até Queensferry. Lá, David finalmente entra em contato com o advogado Rankeillor, que o ajuda a se tornar senhor de Shaws, através de um acordo com seu tio Ebenezer. A história termina com David ajudando Alan a partir de volta para a França.

Veja Também:

  • Artigo sobre Robert Louis Stevenson na Wikipedia.

 

Deixe um comentário