Resumo: Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco)

A história se passa em Viseu, Portugal. Simão Botelho e Teresa de Albuquerque estão enamorados, mas suas famílias fazem da separação de ambos uma questão de honra. Simão é enviado para Lisboa e Teresa é presa em um convento por não aceitar o casamento com o fidalgo Baltasar Coutinho.

Simão retorna a Viseu decidido a resgatar Teresa do convento. Escondido na casa de um ferrador, pois sua família não aceita o romance, Simão tem a proteção da filha do proprietário da casa, Mariana, que acaba se apaixonando por ele. Mariana, mesmo apaixonada por Simão, ajuda na correspondência entre Simão e Teresa. Teresa é destinada a outro convento e na hora da mudança para o novo convento tenta se encontrar com Simão. Nesse momento, ocorre o assassinato de Baltasar, que, encontrando com Simão, decide desafiá-lo para um duelo. Simão atira e mata Baltasar, que cai aos pés de Teresa.

Simão é preso na Cadeia da Relação, no Porto. Teresa vai para o convento de Monchique, também no Porto. Domingos Botelho, pai de Simão, não ajudava o filho, mas acaba mudando de ideia e consegue uma comutação da pena e o degredo para as Índias. Mariana decide seguir com Simão para as Índias.

Teresa morre de desgosto ao ver a passagem do navio que leva Simão para o exílio. Ao saber da morte da amada, Simão não resiste ao choque e também morre no navio. Na hora de jogar o corpo de Simão ao mar, Mariana, desesperada, agarra-se ao cadáver e vai com ele para as profundezas.

Veja Também:

  • Artigo link externo sobre Camilo Castelo Branco na Wikipedia.